Central de atendimento (21) 2620-0057 Viva Operadora de Turismo no Twitter Viva Operadora de Turismo no Facebook
» Portugal – Caminho Português de Santiago

Caminho Português de Santiago

Uma experiência para a vida…O Caminho de Santiago é uma ancestral rota de peregrinação que proporciona inesquecíveis experiências a todos os que o percorrem. É fazer um caminho de renovação, de transformação interior viajando ao ritmo de outros séculos, é… peregrinar.
O Caminho de Santiago é uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do Apóstolo Santiago o Maior. Desde então, pessoas das mais diversas procedências percorrem os Caminhos que conduzem à Catedral onde se veneram as relíquias do Santo Apóstolo, dando origem a um fenómeno que se mantém e reforça de dia para dia.
O Caminho Português de Santiago faz uso de trajetos antigos que cruzam bosques, campos agrícolas, aldeias, vilas e cidades históricas assim como, cursos de água através de pontes, algumas deixadas pela ocupação romana. O Caminho é ainda marcado por capelas, igrejas, conventos, alminhas e cruzeiros, nos quais não falta a imagem do Apóstolo Santiago. O Caminho é também uma oportunidade de descobrir a hospitalidade das gentes do Norte de Portugal e da Galiza.

1º DIA – BRASIL/PORTUGAL (PORTO)/PONTE DE LIMA

Chegada ao Aeroporto do Porto. Transfer para Ponte de Lima. Jantar de Boas Vindas. Alojamento em Hotel 4*

2º DIA – 1ª ETAPA: PONTE DE LIMA/RUBIÃES • 19km

Deixamos a medieval vila de Ponte de Lima pela sua ponte romano/gótica de 22 arcos e por ela cruzamos o rio Lima para entrar num novo mundo onde predomina a ruralidade minhota. Primeiro a freguesia de Arcozelo, de feição marcadamente agrícola, mas a partir da Labruja começa a escassear a lavoura com a pendente da serra que se cobre de arvoredo até à Portela Pequena. São estes dois quilômetros da vertente da Labruja os mais cansativos de todo o Caminho. A meia encosta encontramos a Cruz dos Franceses e depois trepamos o que falta até à casa da Guarda Florestal. Do alto da serra ao final da etapa, junto à igreja românica de Rubiães, a distância é curta e fácil de percorrer.
Visita ao centro histórico de Ponte de Lima, visita ao Festival Internacional de Jardins. Alojamento e jantar em Hotel 4*.

3º DIA – 2ª ETAPA: RUBIÃES/Tui • 22km

Iniciamos esta etapa atravessando o rio Coura pela ponte romana do Peorado e daí subimos suavemente até alcançar S. Bento da Porta Aberta, local de afamada romaria. Seguimos para Fontoura por entre campos e matas até chegar à vila fortificada de Valença. Atravessamos o Rio Minho pela sua ponte metálica inspirada nos modelos do famoso Gustave Eiffel e, aí chegados, percorremos as ruas do burgo medieval de Tui até alcançar a sua famosa catedral onde termina esta jornada.
Visita à Catedral de Tui e às muralhas de Valença. Alojamento e jantar em Hotel 4*.

4º DIA – 3ª ETAPA: TUI/REDONDELA • 31km

Esta é a etapa mais longa! Inicia-se às portas da Catedral de Tui, passando pelo túnel do Convento das Clarissas e, já fora de muros, pelas igrejas de Santo Domingo e San Bartolomé. Depois de atravessar a ponte da Veiga chegamos a um dos troços mais bonitos do percurso – o vale do Louro. Segue-se a travessia do Polígono Industrial e a entrada na cidade de Porriño, de onde rumamos a Norte.
Pelo caminho passamos junto ao Pazo de Mós, Santiaguiño de Antas e Chan das Pipas. Aqui inicia-se a íngreme descida que nos conduz ao final desta etapa no centro de Redondela.
Alojamento e Jantar em Casa Rural de qualidade (Pazo).

5º DIA – 4ª ETAPA: REDONDELA/PONTEVEDRA • 18km

A quarta etapa é curta e fácil! Partimos de Redondela por caminhos secundários até alcançar Outeiro de Penas, um local dominado por uma excelente paisagem sobre a Ria de Vigo. Segue-se Arcade, conhecida por ter as melhores ostras da Galiza e Pontesampayo. Pelo meio cruzamos uma extensa ponte medieval por onde passa o rio Verdugo e atravessamos um aglomerado de ruelas que nos conduz a um dos troços mais bonitos do Caminho: a velhíssima calçada pela qual trepamos a encosta da Canicouba até Cacheiro.
Passada a área montanhosa o caminho alarga-se de novo, dominado agora por campos, vinhas e pomares até chegarmos a Pontevedra, para um merecido descanso.
Visita ao centro histórico de Pontevedra. Alojamento e jantar em Hotel 4*.

6º DIA – 5ª ETAPA: PONTEVEDRA/CALDAS DE REIS • 23km

Na quinta etapa iniciamos a caminhada no centro histórico de Pontevedra através da cidade velha até à milenária ponte de O Burgo sobre o rio Lérez. Continuamos ao longo do belo vale do rio da Granda até San Mauro. A partir daí o caminho é largo e de piso fácil embalado numa paz conventual. Aqui começam a surgir os primeiros cruzeiros, alguns preciosamente esculpidos, que provam estarmos no caminho certo para Santiago. Entramos em Caldas de Reis pela igreja de Santa Maria, junto à ponte do rio Umia, local de eleição desta cidade termal, a qual marca o final deste dia. Tratamento SPA em Balneário Termal. Alojamento e Jantar em Hotel 2*Sup.

 

7º DIA – 6ª ETAPA: CALDAS DE REIS/PADRON • 19km

Mais um dia fácil! Com alguns troços cheios de encanto deixamos Caldas de Reis através da ponte medieval do rio Bermaña e seguimos por um caminho que nos leva até à povoação de Cruceiro, num percurso inesquecível entre bosques e prados. Passamos junto à Igreja de Santa Maria de Carracedo e atravessamos uma paisagem particularmente luxuriante, ao longo da vertente do rio Valga seguindo até S. Miguel de Valga, de onde rumamos a Pontecesures. Depois de passar o rio Ulla eis-nos chegados a Padron, lugar onde reza a lenda foi amarrada a barca de pedra com o corpo de Santiago. Termina aqui a nossa jornada. Prova de Vinhos Abariño.
Alojamento e Jantar em Casa Rural de qualidade (Pazo).

8º DIA – 7ª ETAPA: PADRON/SANTIAGO • 24km

Nesta última jornada deixamos Padron e dirigimo-nos para norte até à Colegiade de Santa Maria de Iria Flávia. Associa-se a este local os dois maiores expoentes das letras galegas – a poetisa Rosália de Castro e o Nobel Camillo José Cela aqui nascido junto à basílica. Continuamos por entre aldeias galegas até ao magnífico santuário da Nossa Señora da Escravitute. A partir daqui por estradões e atalhos chegamos à rua de Francos onde finalmente começamos a vislumbrar Santiago de Compostela. Um pouco mais adiante, em Agro dos Monteiros, pela primeira vez conseguimos avistar as torres da Catedral. Cruzado o rio Sar atravessamos os subúrbios da cidade por um percurso que nos conduz até à porta Faxeira, entrada do Caminho Português na cidade velha. E, é através de um apertado labirinto de ruelas do casco medieval que seguimos até à praça do Obradoiro e à Catedral onde o Apóstolo nos aguarda.
Visita a Santiago de Compostela. Jantar de Despedida com queimada galega. Alojamento em Hotel 4*

 

9º DIA – SANTIAGO/PORTO / BRASIL

Manhã livre em Santiago de Compostela. Transfer para o Aeroporto do Porto para regressarmos ao Brasil.

 

Pesquisa de Preços on-line
Pague com
Visa, Master, Amex - Viva Operadora de Turismo
Monte seu pacote

Não achou aqui no site o pacote que gostaria?

Monte a viagem dos seus sonhos preenchendo nosso formulário.

Visa, Master, Amex - Viva Operadora de Turismo Visa, Master, Amex - Viva Operadora de Turismo
Câmbio 21/05/2016

Dólar – 3,67  Euro – 4,11

Receba nossas novidades

Embratur - Viva Operadora de Turismo
Endereço: Rua José Clemente 73 Grupo 407, Centro - Niterói/RJ. CEP:24020-104. Telefone: +55 21 2620-0057 Email: contato@vivaoperadora.com.br
© Copyright 2011 :: Viva Turismo Operadora